Depois de passar em branco no primeiro dia do Grand Slam de judô, disputado em Tóquio, no Japão, o Brasil se recuperou com duas medalhas neste sábado. Leandro Guilheiro ficou com a prata na categoria até 81 kgs e Rafaela Silva faturou o bronze na categoria até 57 kgs.
Continua depois da publicidade
Depois de superar Baye Diawara, Emmanuel Lucenti, Sergiu Toma e Keita Nagashima, Guilheiro foi derrotado pelo japonês Tomohiro Kawakami, por ippon e conquistou 180 pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô, alcançando a segunda colocação.
Já Rafaela venceu Hyo Ju Park, Miryam Roper e Sarah Loko, até chegar na semifinal e perder para Kaori Matsumoto, líder do ranking mundial, por ippon. De acordo com as regras dos Grand Slams, as derrotas nas semifinais garantem o bronze, pois não há repescagens.
Os outros brasileiros que entraram em ação foram Bruno Mendonça, Tiago Camilo e Hugo Pessanha, que não conquistaram medalhas. Neste domingo, Mayra Aguiar, Leonardo Leite, Luciano Corrêa, Daniel Hernandes e Rafael Silva entram no tatame, pelo último dia da competição.
Continua depois da publicidade