Em busca do quarto título mundial consecutivo, a Seleção Brasileira masculina de vôlei garantiu nesta quarta-feira a vaga na semifinal do campeonato disputado na Polônia.

Continua depois da publicidade

> Confira todas as notícias sobre vôlei

Depois da derrota para os anfitriões poloneses na terça-feira, o Brasil mostrou um grande poder de recuperação, ganhou da Rússia por 3 sets 0 (25/22, 25/20 e 25/21), na cidade de Lodz, e conseguiu a classificação.

Como tinha perdido para a Polônia por 3 sets a 2, o Brasil ficou com quatro pontos, ao ganhar da Rússia por 3 a 0, e garantiu uma das duas vagas do grupo nesta terceira fase do Mundial. Na quinta-feira, russos e poloneses se enfrentam para ver quem será o segundo classificado da chave – os donos da casa podem até perder, desde que seja por 3 a 2, para avançarem à semifinal.

Recuperado da lesão muscular que o impediu de enfrentar a Polônia no dia anterior, o ponteiro Murilo jogou e comandou a vitória sobre a Rússia. Com seu retorno, o técnico Bernardinho voltou a contar com força máxima, repetindo a escalação que usou durante a campanha perfeita no Mundial – até perder para a Polônia, era o único invicto do torneio, com nove vitórias seguidas. E o Brasil dominou a Rússia, conseguindo um triunfo mais tranquilo do que teve contra os russos no domingo, ainda pela segunda fase.

Continua depois da publicidade

Começando com Bruno, Murilo, Lucarelli, Sidão, Lucão e Wallace, além do líbero Mário Júnior – Rapha, Leandro Vissotto e Lipe também entraram em quadra -, o Brasil controlou a partida diante dos atuais campeões olímpicos. E garantiu a vitória, afastando o risco de eliminação precoce no Mundial. Para isso, contou com 15 pontos de Lucarelli e 14 de Wallace. O melhor russo foi Pavlov, com 12.

O Brasil volta à quadra no sábado, pela semifinal, contra um adversário ainda indefinido que sairá da outra chave – que tem França, Alemanha e Irã.