Os brasileiros fecharam com chave-de-ouro a série mais decisiva do World Qualifying Series (WQS) 2003 – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe. Depois da inédita nota 10 nas ondas das Ilhas Maldivas e de ter recebido a única nota 10 do US Open of Surfing no famoso pier de Huntington Beach, na Califórina, o carioca Raoni Monteiro comemora agora o seu primeiro título internacional ao faturar o torneio de nível seis estrelas do Japão, no domingo, dia 31, subindo para o sétimo lugar no ranking que garante 15 vagas na elite mundial do World Championship Tour (WCT) em 2004.

Continua depois da publicidade

Quem também entra nesta briga é o potiguar Marcelo Nunes, que completou uma dobradinha verde-amarela no alto do pódio do Tahara Pro by Billabong, em Irago. Na grande final em Akabane Beach, os brasileiros derrotaram o havaiano Bruce Irons e o australiano Nathan Webster, que impediram uma decisão 100% brasileira no Japão ao barrar o paulista Renan Rocha e o niteroiense Guilherme Herdy nas semifinais.

O circuito mundial segue agora para três etapas seguidas do WCT e o próximo WQS importante é o Onbongo Pro Surfing, entre os dias 6 e 9 de novembro, no Brasil, com o catarinense Neco Padaratz defendendo a liderança do ranking em casa, na Praia Mole, em Florianópolis. Esta é a penúltima etapa de nível máximo seis estrelas da temporada e pode colocar mais brasileiros na relação que vai completar a elite dos 42 surfistas do WCT 2004.