A seleção brasileira feminina de vôlei vai em busca do nono título do Grand Prix. O primeiro desafio, contra o Japão, está marcado para às 2h desta sexta-feira, 5, em Busan, na Coreia do Sul. Brasil e Japão, além de reeditarem a semifinal do último Campeonato Mundial, vencida pelas brasileiras, de virada, por 3 sets a 2, disputarão o confronto de número 100 entre os dois países. Até hoje foram 99 jogos, com 65 vitórias das brasileiras.

Continua depois da publicidade

O Brasil está no grupo C na primeira fase da competição, ao lado da seleção nipônica, da Alemanha e da Coreia do Sul. A última partida entre as equipes foi disputada no mês passado, na Copa Internacional, em Brasília. As brasileiras venceram por 3 sets a 0. No ano, as meninas estão invictas. Foram 10 jogos e 10 vitórias. As brasileiras foram campeãs da Copa Pan-Americana, no México, e venceram as três partidas amistosas na capital federal.

O treinador José Roberto Guimarães acredita que o jogo contra as japonesas será o mais complicado da primeira fase:

– O Japão é o adversário mais difícil desse grupo. Elas têm melhorado muito a cada ano. As japonesas tiveram uma grande apresentação no Mundial do ano passado, e, neste ano, venceram o torneio de Montreux – disse.

Continua depois da publicidade

O comandante ainda ressaltou as qualidades das adversárias dentro de quadra:

– É um time que joga com muita velocidade. Elas também melhoraram muito os ataques pelo fundo. Sem contar que conservaram uma das características do seu voleibol, a defesa – explica o bicampeão olímpico.

Também pelo grupo do Brasil, nesta sexta-feira, a Coreia do Sul enfrentará a Alemanha, às 4h30min.