A seleção feminina de vôlei estreia nesta quarta-feira, em Lima, no Peru, no Campeonato Sul-Americano – a última competição antes do embarque para Guadalajara, no México, para a disputa do Pan 2011. A partir das 18h (horário de Brasília), contra o Paraguai, o time comandado por José Roberto Guimarães busca uma vaga – por meio do título – na Copa do Mundo, que ocorrerá em novembro, no Japão, e que garantirá presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, aos três primeiros colocados.

Continua depois da publicidade

O Brasil busca o 17º título. Em 29 edições, venceu em 16 oportunidades e conquistou a medalha de prata em 11. O campeão do torneio classifica-se automaticamente para a Copa do Mundo. O segundo colocado depende da posição no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) entre todos os vices dos outros continentes.

Adversário do Brasil na estreia, o Paraguai ocupa apenas a 100ª posição no ranking, mas apesar da evidente disparidade técnica, o treinador brasileiro José Roberto Guimarães evidencia a importância da competição em termos preparatórios para a Copa do Mundo e para o Pan. O Brasil está no Grupo B, junto com Paraguai, Argentina e Chile. No A, estão Peru, Colômbia, Uruguai e Bolívia.

– O Sul-Americano é uma etapa chave na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Chegamos motivados na competição. Vamos buscar a classificação para a Copa do Mundo. Temos que ter atenção em todos os jogos – diz o técnico, que destaca Peru, Argentina e Colômbia como principais adversários.

– As peruanas jogarão diante da torcida. As argentinas tiveram boas atuações no Grand Prix e cresceram nos últimos anos. Já a Colômbia tem um técnico brasileiro (Mauro Marasciulo) e jogadoras que atuam no voleibol italiano – analisa.

Continua depois da publicidade

Confira as jogadoras brasileiras:

Levantadoras:

Dani Lins

Fabíola

Opostos:

Sheilla

Tandara

Centrais:

Fabiana

Thaisa

Juciely

Pontas:

Mari

Paula Pequeno

Jaqueline

Sassá

Fernanda Garay

Natália

Líbero:

Fabi.

Veja o calendário da competição:

Primeira rodada – quarta-feira, 28/09

Colômbia x Uruguai – 16h

Brasil x Paraguai – 18h

Argentina x Chile – 20h

Peru x Bolívia – 22h

Segunda rodada – quinta-feira, 29/09

Paraguai x Argentina – 16h

Brasil x Chile – 18h

Colômbia x Bolívia – 20h

Peru x Uruguai – 22h

Terceira rodada – sexta-feira, 30/09

Uruguai x Bolívia – 16h

Brasil x Argentina – 18h

Chile x Paraguai – 20h

Peru x Colômbia – 22h

Semifinais – sábado, 01/10

Finais – domingo, 02/10