A etapa francesa do World Championship Tour (WCT) começou nesta quarta, dia 1º de outubro, com uma boa participação brasileira. No feminino, a catarinense Jacqueline Silva estreou muito bem, tirando a maior nota do dia (9,17) e vencendo o segundo confronto da primeira fase classificatória do Roxy Pro France. No masculino, o pernambucano Paulo Moura foi o melhor do dia, conseguindo uma nota 8,93 no Quiksilver Pro France.
Continua depois da publicidade
O paranaense Peterson Rosa participou da bateria inaugural e terminou em segundo lugar, atrás do australiano Toby Martin. O cabo-friense Victor Ribas também enfrentou dois australianos e acabou superado por Troy Brooks. Com as derrotas, os dois terão uma nova chance de classificação na repescagem. As outras baterias foram vencidas por Michael Campbell, Luke Stedman e Nathan Hedge, também da Austrália.
Nesta quinta, devem estrear outros seis brasileiros, entre os quais o catarinense Neco Padaratz, defensor do título da etapa francesa. Ele está escalado com o hexacampeão mundial Kelly Slater (EUA), vice no ranking mundial, e o português Tiago Pires na décima bateria.
Na 11ª bateria, Guilherme Herdy (RJ) e Fábio Gouveia (PB) disputam uma única vaga direta para a terceira fase contra o californiano Taylor Knox. Na 13ª, Armando Daltro (BA) e Danilo Costa (RN) competem com Mark Occhilupo (AUS). O catarinense Flávio Padaratz fecha a participação brasileira na primeira fase na 15ª e penúltima bateria contra mais dois australianos: Daniel Wills e Lee Winkler.
A competição ocorre até o dia 11.
Continua depois da publicidade