Assim como no ano passado, o niteroiense Bruno Santos passou pelas triagens do Rip Curl Pro Pipeline Masters, a última etapa da tradicional Tríplice Coroa Havaiana, válida pelo encerramento da temporada do circuito World Championship Tour (WCT), que reúne a elite do surfe mundial.
Continua depois da publicidade
Depois, o brasileiro voltou ao mar neste sábado para vencer pela primeira fase os australianos Mick Fanning e Mark Occhilupo (ex-campeão mundial) e garantir uma vaga no terceiro round.
Além dessa, o Brasil teve outras duas vitórias nas ondas entre 1,5 e 2 metros em Banzai Pipeline. Também venceram o cabo-friense Victor Ribas e o pernambucano Paulo Moura.
Dois brasileiros já haviam competido na primeira fase classificatória, porém não conseguiram vencer suas baterias e terão que encarar uma rodada extra para tentar chegar na terceira rodada. São eles o paulistano Renan Rocha e o pernambucano Bernardo Pigmeu, que foram batidos pelos australianos Nathan Hedge e Joel Parkinson, respectivamente.
Logo após a vitória de Bruno Santos, o paranaense Peterson Rosa não pegou nenhuma onda boa, enquanto o norte-americano Damien Hobgood surfou um belo tubo, levando a nota 9,73 para totalizar imbatíveis 17,33 pontos.
Continua depois da publicidade
Na disputa seguinte, o norte-americano Kelly Slater fez sua primeira apresentação como heptacampeão mundial, mas teve sua faixa carimbada pelo australiano Daniel Wills em sua primeira derrota na primeira fase neste ano.
O havaiano Andy Irons também ficou na casa dos 11 pontos como o norte-americano, mas superou o australiano Tom Whitaker e o trialista Makua Rothman, garantindo classificação direta à terceira fase. Slater já está escalado para abrir a repescagem e vai disputar duas vagas contra o carioca Raoni Monteiro, o australiano Bede Durbidge e o havaiano Kalani Chapman.
Outros destaques do primeiro dia em Pipeline foram as quatro notas 10 concedidas pelos juízes. Garantiram a pontuação máxima em uma onda surfada o norte-americano Tim Reyes e os havaianos Mikey Bruneau, Kalani Chapman e Ola Eleogram, nas triagens.