Pela primeira vez desde julho de 2020, todas as regiões do Brasil estão fora da zona de alerta para Covid-19. De acordo com a Fiocruz, o monitoramento é feito com base na ocupação de leitos adultos de UTI, que está com taxa menor de 60%, sinal positivo. O Boletim que deixou o Brasil na cor “verde” foi feito entre 6 e 19 de março.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Santa Catarina foi o último Estado a sair do nível médio de risco para Covid-19. O relatório da Fiocruz mostra que o Estado era o único que ainda não havia registrado uma melhora nos índices. Os pesquisadores da Fundação atribuíram as boas notícias ao avanço da vacinação e reforçaram que cuidados ainda são necessários. 

— É importante destacar que esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de [Síndrome Respiratória Aguda Grave] SRAG e incidência de mortalidade por Covid-19 — explicam.

De acordo com a Fiocruz, os dados de morte e internações em UTI se concentram nos extremos da faixa etária. Se trata de idosos que precisam tomar as terceira e quarta dose de reforço e crianças de 5 a 11 anos, que possuem baixa aderência a imunização entre os responsáveis.

Continua depois da publicidade

> Novo mapa de risco da Covid em SC terá menos níveis e divisão por cidades

Mapa mostra a evolução do quadro ao longo dos dois anos desde o início da pandemia
Mapa mostra a evolução do quadro ao longo dos dois anos desde o início da pandemia (Foto: Fiocruz, divulgação)

Leia também

Música e dança ajudam paciente com síndrome de Down em tratamento contra Covid em SC

SC mantém queda nos casos de Covid-19 uma semana após fim das máscaras

Quais os impactos econômicos provocados em SC após um mês de guerra na Ucrânia