A brasileira Juliana Campos avançou, no domingo (14), para a decisão do salto com vara pelo Mundial de Atletismo 2025, em Tóquio, no Japão. A atleta terminou a classificatórias da prova na liderança geral e colocou o Brasil na final da modalidade após um jejum de 10 anos.
Continua depois da publicidade
Veja imagens de alguns convocados pelo Brasil no Mundial
A última vez que uma atleta brasileira, pela categoria feminina, havia avançado para a decisão em Campeonato Mundiais foi em 2015. O momento aconteceu quando a atleta Fabiana Murer conquistou a prata em Pequim, na China.
Prova da brasileira Juliana Campos
Na competição atual, Juliana realizou o que os competidores e especialistas chamam de prova limpa, alcançando altura de 4,6 metros sem cometer nenhum erro. Ela começou a etapa classificatória, pelo Grupo A, com uma altura de 4,25 metros, subindo então para 4,30 metros, os quais passou com facilidade.
A saltadora de 28 anos seguiu sobrando na prova e bateu as marcas de 4,45 e 4,60 metros. Com a altura final, ela ficou entre as 14 atletas que alcançaram a marca e se classificou à fase final, na liderança.
— Estou muito feliz, emocionada, porque é o que sempre quis, sempre esteve nos meus objetivos chegar a uma final de Mundial. Eu estava com medo, porque no salto com vara tudo pode acontecer. Mas fiquei firme em não deixar a ansiedade vencer a parte técnica. E simplesmente deu tudo certo, aconteceu o que eu treinei — avaliou Juliana Campos, em entrevista ao sportv após a prova.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Esta foi a primeira vez que Juliana garantiu uma vaga na decisão do Mundial. Na edição de 2023, ela encerrou a classificatória na 22ª posição, com a marca de 4,50 metros.
Além dela, pelo Brasil, Beatriz Chargas também competiu na modalidade. Porém, a atleta de 26 anos falhou todas as três tentativas para 4,25 metros e acabou a disputa sem marca.
A decisão do salto com vara acontecerá na próxima quarta-feira (17), a partir das 8h10min (de Brasília), no Estádio Nacional do Japão, em Tóquio.
Atletas classificadas à final do salto com vara
Grupo A
- Juliana Campos, do Brasil;
- Imogen Ayris, da Nova Zelândia;
- Katie Moon, dos Estados Unidos;
- Roberta Bruni, da Itália;
- Chunge Niu, da China;
- Amálie Svábíková, da República Tcheca;
- Hana Moll, dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Grupo B
- Sandi Morris, dos Estados Unidos;
- Angelica Moser, da Suiça;
- Tina Sutej, da Eslováquia;
- Amanda Moll, dos Estados Unidos;
- Eliza McCartney, da Nova Zelândia;
- Marie-Julie Bonnin, da França;
- Olivia McTaggart, da Nova Zelândia.
Sobre o Mundial de Atletismo
O Campeonato Mundial de Atletismo de 2025 será realizado em Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Será a 20ª edição da competição e a será a terceira vez que o país sedia o evento, após edições em 1991 e 2007.
A maioria das competições ocorrerão no Estádio Nacional do Japão, palco dos Jogos Olímpicos de 2020, com capacidade para 68 mil espectadores. Estarão presentes cerca de 2 mil atletas, de 200 países, para disputar provas de pista, campo e marcha atlética.
A delegação brasileira contará com 20 mulheres e 27 homens, de 15 estados diferentes, além do Distrito Federal. Os destaques do Brasil são os medalhistas Olímpicos e mundiais Alison dos Santos, que competirá nos 400 m com barreira e no revezamento 4×400 m, e Caio Bonfim, para os 20 km e 35 km da marcha atlética.
Continua depois da publicidade
Além deles, e de Matheus Corrêa, outros dois atletas de Santa Catarina também representarão o país. Mayara Vicentainer, do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú, também estará na marcha atlética. Já no lançamento de dardo, Daniella Lorenzon representará a União Catarinense de Atletismo, de São José, município da Grande Florianópolis.
Leia também
Confira a agenda e onde assistir os brasileiros no Mundial de Atletismo 2025
Saiba quem são os brasileiros favoritos ao pódio no Mundial de atletismo 2025
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão











