A seleção brasileira masculina de basquete enfrenta o México nesta segunda-feira (29), às 19h30 (de Brasília), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A partida terá transmissão da CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os comandados de Gustavo De Conti voltam para quadra três dias depois de terem perdido para Porto Rico, por 75 a 72, em jogo em que estiveram à frente na maior parte do tempo, mas acabaram cedendo a virada na etapa final.

— Foi uma derrota muito dura. Acho que pecamos em algumas coisas no fim do jogo. Precisamos trabalhar um pouco mais para saber fechar o jogo quando estiver no último quarto — disse o ala Didi Louzada, atleta do Portland Trail Blazers.

Agora, a tentativa de redenção ao menos será apoiada por uma Arena Jaraguá lotada. Os 8 mil ingressos colocados à venda se esgotaram rapidamente.

Continua depois da publicidade

— É um jogo muito importante para nós. A gente sabe que ainda precisa de mais duas vitórias para se classificar para o Mundial, mas a preparação está muito boa, tivemos uma ótima semana de treinos e estamos muito focados — emendou Didi.

A expectativa para ver a seleção é grande, já que a última vez em que a equipe fez arremessos em quadras catarinenses foi em 2005, contra os Estados Unidos, em amistoso de inauguração da Arena Brusque.

Arena Jaraguá é o palco da partida
Arena Jaraguá é o palco da partida (Foto: CBB)

Além de Didi Louzada, os torcedores poderão ver em ação destaques como o armador Marcelinho Huertas, ex-Los Angeles Lakers, e o pivô Cristiano Felício, ex-Chicago Bulls.

Há ainda outros nomes de peso, casos de Geoginho de Paula, campeão do último NBB com o Franca; Yago Mateus, uma das principais revelações do basquete brasileiro na última década e atualmente no Ratiopharm Ulm, da Alemanha; e Scott Machado, com passagem pela NBA e atualmente defendendo o Hapoel Eilat, de Israel — ele nasceu nos EUA, mas é filho de brasileiros.

Continua depois da publicidade

O adversário

Assim como o Brasil, o México também vem de derrota nas Eliminatórias, para a Colômbia, na última sexta (26), por 93 a 89 na prorrogação. Os mexicanos se encontram na quarta posição da chave.

Um ponto negativo para a equipe é a ausência de seu principal jogador, Juan Toscano-Anderson, campeão da NBA com o Golden State Warriors na última temporada e atualmente no Los Angeles Lakers. Toscano pediu dispensa para focar na preparação para a próxima temporada da NBA, que inicia no mês de outubro.

As eliminatórias

A disputa das Eliminatórias é realizada em duas fases. Na primeira, com quatro grupos de quatro seleções, o Brasil foi líder de um deles, diante de Uruguai, Chile e Colômbia, com cinco vitórias e uma derrota.

Na segunda, na qual há dois grupos de seis equipes, serão selecionadas as três melhores de cada um deles, além do melhor quarto colocado, vão ao Mundial. A seleção brasileira, em segundo lugar no momento, está na chave que tem, além do México, os EUA, Porto Rico, Uruguai e Colômbia.

Continua depois da publicidade

* Matéria de Eduardo Machado, com supervisão de Carlos Rauen.

Leia mais

Basquete Transforma SC entrega quadra 3×3 para a comunidade em Joinville

Jogador é vítima de racismo em SC e leva cartão ao tentar identificar suspeito