O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado na terça-feira pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Continua depois da publicidade

Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura foram os países mais bem colocados. O Brasil só aparece à frente da Indonésia, ficando atrás de nações como Bulgária (30º) e Romênia (32º). Da América do Sul, aparecem na lista Chile (33º), Argentina (35º) e Colômbia (36º).

O índice global de habilidades cognitivas e de desempenho escolar foi criado com base no cruzamento de indicadores internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa), Tendências Internacionais nos Estudos de Matemática e Ciência (Timms) e avaliações do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização e Leitura (Pirls), assim como em dados referentes a cada país sobre alfabetização e taxas de conclusão de escolas e universidades.

O desempenho de cada país mostra se está acima ou abaixo da média global. Segundo a divulgação, 27 dos 40 países ficaram acima da média, enquanto 13 estão abaixo do valor mediano. O Brasil, que teve pontuação de -1.65, foi incluído no grupo que inclui as sete nações com a maior variação negativa em relação à média global.

Continua depois da publicidade