Começa no dia 19 de agosto a próxima edição da Copa Sul-Americana. Por enquanto, o Brasil é o único dos 10 países da Conmebol que ainda não definiu todos os seus representantes na segunda competição de clubes mais importante organizada pela Conmebol. O Grêmio pode participar, desde que seja eliminado pelo Criciúma na Copa do Brasil na terça-feira.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Copa do Brasil

Em 2013, quando instituiu o novo formato na Copa do Brasil para receber os times que disputam a Libertadores, a CBF definiu que a classificação à Sul-Americana teria relação com a classificação no Brasileirão – à exceção de duas vagas destinadas aos campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde – e o desempenho na Copa do Brasil.

Veja os possíveis caminhos do Grêmio na Copa do Brasil e na Sul-Americana

Continua depois da publicidade

A CBF destina seis de suas oito vagas aos melhores colocados do Brasileirão que não foram para a Libertadores. No entanto, para evitar um conflito de calendário no segundo semestre, os times que chegam à quarta fase na Copa do Brasil perdem o direito de jogar a Sul-Americana – e a vaga fica para o colocado seguinte no Brasileirão 2014.

O que o Grêmio precisa para eliminar o Criciúma na Copa do Brasil

Se a vaga à Sul-Americana não dependesse da Copa do Brasil, os classificados seriam: Fluminense, Grêmio, Atlético-PR, Santos, Flamengo e Sport, além de Ceará (Copa do Nordeste) e Brasília (Copa Verde). Contudo, qualquer um desses oito times que esteja nas oitavas da competição nacional não poderá disputar o torneio continental.

O Fluminense já foi garantido pela CBF na quarta fase da Copa do Brasil, mesmo sem ter ido para a Libertadores – algo previsto no formato para anos em que um brasileiro não é o atual campeão da América. Flamengo e Figueirense também já se classificaram para a etapa e, por consequência, estão fora da Sul-Americana.

Continua depois da publicidade

Atlético-PR, Goiás e Brasília já foram eliminados da Copa do Brasil. Com isso, garantiram suas vagas na Sul-Americana – o Brasília é o único que já sabe seu lugar na chave, como Brasil 8.

Neste momento, os clubes que dependem apenas da própria eliminação para disputar a Sul-Americana são Grêmio, Santos, Sport, Coritiba – além do Ceará, campeão nordestino. Caso algum dos quatro primeiros passe de fase na Copa do Brasil, os próximos times na fila são Chapecoense, Palmeiras, Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí. Na situação específica do Ceará, a vaga ficaria para os times seguintes na Copa do Nordeste – Bahia ou, em último caso, Vitória.

Os clubes brasileiros já entram na segunda fase da Copa Sul-Americana e jogam entre si (Brasil 1 x Brasil 5; Brasil 2 x Brasil 7; Brasil 3 x Brasil 8; e Brasil 4 x Brasil 6). Os quatro classificados passam para a etapa internacional, a partir da terceira fase.

Continua depois da publicidade

Quem já está na Sul-Americana

Atlético-PR

Goiás

Brasília

Quem está fora da Sul-Americana

Times que jogaram a Libertadores

Fluminense

Flamengo

Figueirense

Palmeiras

Quem pode ou não jogar a Sul-Americana (via Brasileirão) _ quatro vagas restantes

Grêmio*

Santos*

Sport*

Coritiba*

Chapecoense

Joinville

Ponte Preta*

Vasco*

Avaí

Quem pode ou não jogar a Sul-Americana (via Copa do Nordeste) – uma vaga

Ceará*

Bahia*

Vitória

*ainda na disputa da Copa do Brasil

Classificados por outros países

Argentina: River Plate, Huracán, Lanús, Independiente, Tigre, Arsenal e Belgrano

Bolívia: Real Potosí, Bolívar, Aurora e Oriente Petrolero

Chile: Universidad de Concepción, Huachipato, Universidad Católica e Santiago Wanderers

Colômbia: Deportes Tolima, Santa Fe, Águilas Doradas e Junior

Equador: Emelec, LDU, LDU de Loja e Universidad Católica del Ecuador

Paraguai: Libertad, Sportivo Luqueño, Olimpia e Nacional-PAR

Peru: Melgar, Unión Comercio, Universitario e León de Huánuco

Uruguai: Nacional-URU, Defensor, Danubio e Juventud

Venezuela: Deportivo La Guaira, Deportivo Anzoátegui, Zamora e Carabobo

*ZHESPORTES