Pela primeira vez na temporada, a bandeira brasileira ficou de fora do pódio no World Longboard Tour (WLT) – o circuito mundial de longboard. Danilo Rodrigo e Jaime Viudes perderam logo na estréia em Côte des Basques, palco do Nokia Biarritz Surf Festival, na França, que foi encerrado neste domingo, dia 20, com vitória do norte-americano Taylor Jensen.
Continua depois da publicidade
Mas o Brasil tem o maior número de representantes na lista dos 44 competidores que vão disputar o título mundial de longboard em novembro, na Nova Zelândia. Serão 11 brasileiros tentando o primeiro caneco de campeão do mundo nos pranchões, contra 10 australianos, seis norte-americanos e cinco franceses, com a relação sendo completada por surfistas do Havaí, África do Sul, Inglaterra, Japão e Portugal.
Com o inesperado cancelamento da etapa que estava marcada para a próxima semana em Saquarema (RJ), por problemas financeiros do patrocinador do evento, as regras de classificação para o Oxbow Pro da Nova Zelândia acabaram sofrendo alterações. Uma delas foi o aumento no número de vagas para a decisão do título mundial de longboard nas longas e geladas direitas de Raglan, de 30 para 44 competidores.
A lista dos brasileiros que vão tentar um título inédito de campeão mundial de longboard ficou formada por Picuruta Salazar, Amaro Matos, Marcelo Freitas, Phil Rajzman, Paulo Kid, Eduardo Bage, Olimpio Batista, Jaime Viudes, Danilo Rodrigo (Mulinha), Jeremias da Silva e Diego Rosas.
Continua depois da publicidade