O Brasil saiu novamente derrotado de quadra nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete Masculino. Dessa vez, o resultado negativo foi diante do México, em Jaraguá do Sul, na noite desta segunda-feira: 82 x 72.
Continua depois da publicidade
Na Arena Jaraguá lotada, com mais de 8 mil espectadores, o clima era o melhor possível. A torcida brasileira fez uma linda festa, com gritos de incentivo, muito barulho e a tradicional ‘ola’.
O JOGO
Logo no início do primeiro quarto, o México abriu uma vantagem de 11 pontos. A seleção brasileira vinha bem nos rebatos, tanto ofensivos quanto defensivos, porém, pecando em outros quesitos, como arremessos convertidos e perdas de bola.
No segundo quarto, o Brasil começou melhor, com uma pressão meia quadra imposta sobre os mexicanos e a torcida jogando junto. No fim do quarto, o time seguiu vivo no jogo, apenas oito pontos atrás do México – o placar era 38 a 30.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
A felicidade da torcida brasileira durou pouco. Na volta do intervalo, Paco Cruz silenciou a Arena com suas bolas de 3 pontos. O clima, que era de festa, ficou tenso com os repetidos ataques desperdiçados pelo Brasil. O terceiro quarto acabou 63 a 47 para os mexicanos.

No quarto período não foi diferente. O México começou on fire nas bolas de 3 pontos e chegou a abrir 23 pontos de vantagem. Alguns torcedores saíram do ginásio, até que Didi Louzada, um dos principais nomes da seleção brasileira, entrou de vez no jogo e deu início a reação A vantagem, que era de 23 pontos, caiu apenas para 5. A Arena Jaraguá ficou de pé. No entanto, com os diversos arremessos de lance livre desperdiçados pelos brasileiros, o adversário administrou bem a vantagem no fim da partida e saiu com a vitória. Placar final: Brasil 72 x 82 México.
Com o resultado positivo, o México ultrapassou Porto Rico e subiu para a terceira posição na chave, atrás apenas de Brasil e EUA (que tem um jogo a menos).
Ambas as seleções viajam nesta terça-feira para Recife, onde acontecerá a Copa América de Basquete.
* Matéria de Eduardo Machado, com supervisão de Carlos Rauen.