O Brasil conquistou, de forma invicta, o título do campeonato sul-americano júnior feminino de handebol neste sábado, 29 de junho. A confirmação veio com a vitória sobre o Uruguai, por 35 a 18, disputado no Ginásio da Neva, em Cascavel (PR).
Continua depois da publicidade
Da seleção do Brasil, cinco atletas fazem parte da equipe do torneio, sendo que um time de handebol é composto por sete jogadoras. São elas: a goleira Simone Zen Zacanaro, a ponta-direita Silvia Melara (foi a artilheira da partida final com nove gols), a ponta-esquerda Flávia Nascimento, a pivô Scheyla Gris, e a meia-direita Ana Carolina Amorim. Ana Amorim, que é de Blumenau, foi eleita pelos técnicos como a melhor atleta do campeonato.
– Essa vitória é importante, pois já coroa o início de um trabalho, além de trazer uma experiência de competições internacionais para essas jogadoras. Agora, vamos em busca de um bom resultado no Pan-Americano, já que o objetivo final é ficar entre os oito primeiros no Campeonato Mundial, em 2003 – comentou o técnico da Seleção Brasileira, Robson Sanches de Andrade.
Na preliminar, a Argentina garantiu o bronze ao derrotar o Paraguai por 23 a 15. As três equipes que subiram ao pódio conquistaram um lugar na disputa do Campeonato Pan-Americano, que ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto em São Bernardo do Campo (SP). As duas primeiras equipes colocadas no Pan-Americano garantem vaga no Mundial da Noruega. O Paraguai ficou com a quarta colocação e o Chile, sem vitórias, amargou a última colocação.
Confira como foi a campanha do Brasil na competição:
Continua depois da publicidade