A equipe brasileira de remo sagrou-se campeã no 1º Campeonato Sul-Americano de Remo Júnior, neste fim de semana, durante os dias 11 e 12 de maio, no México. O Brasil conquistou cinco medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, sendo que ainda manteve uma medalha de ouro de vantagem sobre a equipe mexicana, segunda colocada.
Continua depois da publicidade
Este ano, o Brasil formou a maior delegação de todos os tempos na categoria, totalizando 21 atletas. Entre eles, figuraram os catarinenses do Clube Martinelli, João Soares Júnior (medalha de ouro na prova double skiff) e Leonardo César Ferreira da Silva (prata no four skiff). Do clube Riachuelo, também catarinense, participaram Gustavo Tomaz Buchele (prata no four skiff) e Rafael Filipe Cirimbelli (ouro na prova oito com).
Ainda cederam atletas à equipe nacional os clubes Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo, do Rio de Janeiro; Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul; Paulistano, de São Paulo; e Álvares Cabral, do Espírito Santo. Os técnicos foram Rodney Júnior, Júlio César Soares, do clube Martinelli e Fernando Carvalho, do Riachuelo. A seleção retorna ao Brasil, nesta terça-feira, dia 14, no Rio de Janeiro.
O próximo desafio dos brasileiros acontece no Mundial na Lituânia, a partir do dia 22 de julho. A Confederação Brasileira de Remo ficou responsável pela formação da equipe que disputará a competição.
Continua depois da publicidade