O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início da noite desta quinta-feira que Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras colocadas a alguns produtos como um gesto de boa vontade.
Continua depois da publicidade
A partir de amanhã, o governo brasileiro voltará a colocar em licença automática a importação de alguns modelos de veículos, enquanto o governo argentino promete liberar a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados. O MDIC não informou quais veículos serão liberados, mas adiantou que não serão todos.
A decisão foi tomada em reunião por telefone esta tarde, entre o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o secretário da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi.
Os dois irão se reunir na próxima segunda e terça-feira, em Buenos Aires, para tentar avançar numa negociação que permita retirar dos dois lados as barreiras que atravancam o comércio bilateral.
Mais de 200 produtos com entrada dificultada
Continua depois da publicidade
Antes da decisão, mais de 200 produtos estavam com a entrada no país vizinho dificultada, o que prejudicava a indústria do Rio Grande do Sul. Durante reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, parlamentares e prefeitos relataram os prejuízos acumulados pela indústria gaúcha. O governo federal se comprometeu a levar em conta nas negociações a situação de cada setor afetado.
– O setor de máquinas agrícolas continua confiante, na espera que o governo tome ações para que a crise não se agrave – disse o prefeito de Horizontina, Irineu Colato.