Especialistas reunidos na 15ª Etransport, evento sobre mobilidade que ocorre entre 3 e 5 de outubro no Rio de Janeiro, dão como certa a adoção, no Brasil, de novos meios de pagamento no transporte público das cidades.

Continua depois da publicidade

A bilhetagem via cartão de crédito diretamente no veículo e, ainda mais avançado, por celular, está na pauta de governos e empresas e poderia ser implementada para a Copa do Mundo de 2014 ou a Olimpíada do Rio, em 2016.

FOTO: o sistema de pagamento dos ônibus no Rio de Janeiro., onde deve ser implantado o novo sistema. Crédito: André Mags

Gerente de marketing da empresa Gemalto, uma das maiores do ramo de tecnologia de pagamento, Alex Simões explicou que o objetivo de abandonar os tíquetes e cartões específicos é eliminar o seu custo pelos operadores do sistema de transporte. O custo recairia sobre os bancos que emitem cartões.

Continua depois da publicidade

Já o funcionamento via celular permitiria a inserção, no chip, dos dados bancários do usuário, fazendo o aparelho funcionar como se fosse um cartão de crédito ou débito.

– Além de eliminar a venda de bilhetes de transporte, o sistema possibilitaria o fim das filas para aquisição das passagens. Depois, essa forma de pagamento poderia se espalhar para outros setores, mas o transporte é realmente o canal massificador desse modelo – disse Simões.

O novo formato de pagamento do transporte público está sendo testado na Inglaterra e na França. Em Londres, se aprovado, poderá substituir o tradicional cartão Oyster, um dos símbolos do transporte público da capital britânica.

Continua depois da publicidade

* Enviado especial ao Rio de Janeiro a convite da Fetranspor