A campanha ruim da Seleção Brasileira masculina de judô na disputa individual do Mundial de Judô se refletiu na competição por equipes e, na manhã deste domingo, o país foi derrotado logo na primeira luta, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Com um desempenho aquém do esperado, o Brasil foi eliminado pela Alemanha, por 3 a 2.

Continua depois da publicidade

A Seleção enfrentou a Alemanha nas oitavas de final. Charles Chibana (até 66kg) foi o primeiro a entrar no tatame. E ele sofreu para derrotar Sebastian Seidl. A vitória foi por uma punição. Logo depois, Bruno Mendonça (até 73kg) foi muito mal. O brasileiro sofreu duas punições e acabou sofrendo um wazari do alemão Igor Wandtke.

Líder do ranking mundial na categoria até 81kg, Victor Penalber colocou o Brasil novamente na frente. Em mais uma luta complicada, ele passou por Sven Maresch por duas punições. Escolhido para competir na disputa por equipes, Eduardo Bettoni (até 90kg) não correspondeu às expectativas e foi derrotado por Marc Odenthal com um ippon.

A decisão ficou nas mãos de Rafael Silva (acima de 90kg). Mas o medalha de prata na disputa individual no Mundial acabou surpreendido por Andreas Toelzer, de quem havia vencido na semifinal. O brasileiro perdeu por ippon após ser imobilizado e o Brasil deu adeus ao Mundial.

Até hoje, a Seleção masculina ganhou a prata em Minsk-1998, Pequim-2007, Antalaya-2010 e Paris-2011, além do bronze em Tóquio-2008 e Salvador-2012.

Continua depois da publicidade