Dezenove dias depois do acidente com o ônibus de sua delegação, o Brasil de Pelotas volta à atividade. Às 20h30min desta terça-feira, o Xavante estreia no Gauchão 2009 contra o Santa Cruz, no Estádio Bento Freitas.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a partida Minuto a Minuto, e os bastidores do confronto, no blog Pré-Jogo
O jogo será antecedido de diversas homenagens às vítimas do acidente: o ídolo Claudio Milar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovani Guimarães. Além das três mortes, atletas e integrantes da comissão técnica sofreram ferimentos.

Desde a tragédia, os torcedores rubro-negros se mobilizaram para apresentar nesta partida de estreia quatro faixas lembrando os ídolos mortos e saudando os sobreviventes. O Brasil-Pe estreia apenas na 5ª rodada do Gauchão porque recebeu da FGF tempo extra para reformular a equipe.
Claudio Duarte substitui o técnico Armando Desessards. Onze jogadores foram contratados, a maioria jovens. Os treinos foram prejudicados pelos ferimentos que impediram alguns atletas de trabalhar mais intensamente, e pela inundação na cidade – provocando o cancelamento de coletivos.
Continua depois da publicidade
O adversário é o mesmo que enfrentou o Brasil de Pelotas no dia 15 de janeiro – data do acidente – em partida amistosa. O Santa Cruz mudou pouco, faz boa campanha no Gauchão, mas tem três desfalques: o zagueiro Simônio e o volante Sananduva, lesionados; e o atacante Eraldo, suspenso.