O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A notificação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo órgão. A morte foi registrada em Uberlândia, Minas Gerais e o paciente era um homem com baixa imunidade. A informação é do g1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O último boletim divulgado pelo Ministério na quarta-feira (27), informava que o país tinha 978 casos confirmados da doença espalhados por 15 estados e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, seis notificações foram registradas.
O Estado já tem transmissão local da varíola dos macacos – o que significa que não é mais conhecida a origem da infecção. O caso mais recente confirmado em Santa Catarina é de um morador de Florianópolis que não tinha histórico de viagens.
A varíola dos macacos não está restrita ao Brasil e é considerada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 18 mil casos foram notificados ao redor do mundo, a maioria deles em países europeus.
Continua depois da publicidade
Quais são os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.
Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.
Veja os principais sintomas:
- erupções cutâneas
- febre
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores nas costas
- dores de garganta
- calafrios
- exaustão
- linfonodos inchados
Saiba mais sobre a varíola dos macacos
Leia também
Incidência de Covid-19 grave é até três vezes maior entre não vacinados, diz Fiocruz
Continua depois da publicidade
Casos de doenças respiratórias caem em SC, mas seguem em alta nas crianças
Emergência pediátrica do Hospital Regional de São José deve ser reaberta em agosto