O Sul-Americano Masculino de Vôlei será disputado a partir desta segunda no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. O Brasil estreia às 19h (horário de Brasília) diante do Uruguai. O time verde-amarelo é franco favorito com 27 títulos em 28 edições disputadas – não participou em 1964 – e luta para manter a hegemonia no continente. O técnico Bernardinho, no entanto, alerta que os atuais campeões mundiais têm pelo menos um rival à altura:

Continua depois da publicidade

– Existe o favoritismo, mas não podemos deixar de destacar que a Argentina é uma das cinco melhores equipes do mundo e acredito que, pelo momento das duas equipes, são as candidatas a (se classificarem para a) final.

Assim como no último Mundial, o ponteiro Murilo Endres será o capitão da equipe. Ele assume a função no lugar de Giba, que se recupera de uma inflamação no osso da canela esquerda. O passo-fundense garante estar preparado para, aos poucos, começar a assumir de vez a responsabilidade de ostentar a braçadeira.

– Esta substituição vem acontecendo aos poucos. Acredito que, por isso, não sinto um impacto muito forte. Sem contar que convivo com o Giba há muitos anos e ele vem me passando alguns detalhes nesse tempo – declarou.

Outros dois jogos serão disputados no mesmo dia. A abertura do torneio está marcada para as 16h, entre Argentina e Chile. No encerramento da rodada inicial, Venezuela e Colômbia se enfrentam às 21h30min.

Continua depois da publicidade