Em um jogo extremamente equilibrado e de muitos altos e baixos, a Seleção masculina derrotou a Argentina na noite deste sábado e conquistou o título do Campeonato Sul-Americano, disputado na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Os comandados do técnico Bernardinho fizeram 3 sets a 2 sobre os rivais, com parciais de 20-25, 25-20, 25-19, 24-26 e 15-10.
No quarto set, o Brasil chegou a abrir 24 a 20, mas em uma incrível reação a Argentina conseguiu fechar a parcial e forçar o tie-break, no qual não resistiu e acabou com o vice-campeonato.
Esta foi o primeiro título ganho pela equipe nacional desde a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.
Em 30 edições do Sul-Americano já disputadas este foi o 29 título do Brasil. Apenas em 1964, quando a competição foi disputada em Buenos Aires (ARG), os argentinos ficaram com o primeiro lugar.
Continua depois da publicidade
Tanto Brasil quanto Argentina estão garantidos no Campeonato Mundial de 2014, na Polônia. As seleções se juntam aos anfitriões como os únicos já garantidos no torneio. Com a conquista, o Brasil também ganhou o direito de disputar a Copa dos campeões, que acontecerá no Japão no fim deste ano.