O ator americano Brad Pitt lançou uma convocação aos doadores e já liderou a iniciativa ao entregar US$ 100 mil para promover o casamento homossexual nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

O tema será submetido a votação em quatro Estados dos EUA na próxima semana.

O ator lançou um chamado “urgente a realizar uma doação nas próximas 24 horas para (a ONG) Human Rights Campaing (HRC)”, uma associação que defende os direitos dos homossexuais e luta pela legalização do casamento gay. Para cada dólar doado, o ator fornecerá a mesma soma, até chegar a US$ 100 mil.

Na próxima terça-feira, junto com as eleições presidenciais, será realizado um referendo sobre a legalização do casamento homossexual nos estados de Maine (nordeste), Maryland (leste), Minnesota (norte) e Washington (noroeste).

“É nossa única oportunidade de fazer a diferença”, diz o ator em mensagem publicada no site da Human Rights Campaing.

Continua depois da publicidade

Os “casais homossexuais – nossos amigos, nossos vizinhos – devem ter a mesma proteção que qualquer um”, acrescentou Pitt, afirmando: “Doem ao Fundo Nacional do Casamento do HRC agora, como eu fiz, e juntos faremos nosso país progredir até o dia em que não existam mais cidadãos de segunda classe”.

A união oficial entre dois homens ou mulheres não é reconhecida nos Estados Unidos em nível federal, mas está autorizada em seis de seus 50 Estados e na capital federal, Washington.

Também foi aprovada em outros dois Estados, onde ainda deve ser votada em referendo para poder ser aplicada.