Braço do Trombudo recebeu seus primeiros colonizadores na década de 20. Oriundos de diversas regiões da Alemanha, vieram para Santa Catarina, mais precisamente para Blumenau e regiões vizinhas, de onde se deslocaram subindo as margens do Rio Itajaí Açu, fixando-se ao longo do Vale do Rio Itajaí. Por outro lado, caboclos de Lages e Otacílio Costa instalavam-se na região da Serra Alta, atualmente Serril, comunidade que, a princípio, ultrapassava a sede, tanto em número de habitantes como na área de comércio.
Continua depois da publicidade
Isto se deu graças à construção da Estrada Geral, idealizada pelo DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) com a colaboração do Batalhão Ferroviário de Lages, que assentava seus destacamentos em pontos estratégicos semeando vilas, desenvolvendo os transportes e o comércio. Serril foi umas dessas vilas que cresceu rapidamente entre o Vale e a Serra Geral. A picada até então feita por cavalos e carroças, revestia-se agora de cascalho resistente, por onde se transportava principalmente toras ou madeiras de Araucárias do Planalto Serrano para o porto de Itajaí.
O comércio floresceu num passe de mágica para atender, primeiramente, os trabalhadores da nova estrada e, posteriormente, para suprir as necessidades dos caminhoneiros e passageiros das diversas linhas de ônibus que ali passavam.
Charles Schwambach
Prefeito
Continua depois da publicidade
_O todo está em cada parte e cada parte forma o todo.
SAIBA MAIS
População: 3.498 habitantes
Localização: no Vale do Itajaí, 34,7 a de Rio do Sul
Emancipação: 26/09/1991
Área: 89,68 quilômetros quadrados
Características: cidade colonizada por alemães, se desenvolveu com agricultura e pecuárias
Atrativos: turismo rural e ecológico
Curiosidades: a cidade recebeu este nome por causa das antas, animais que tinham m abundância na região.