O Km 669 da BR-376, na divisa entre Santa Catarina e o Paraná, voltou a ser totalmente interditado na manhã desta terça-feira (20). O motivo são as fortes chuvas que atingem a região e riscos de novos desastres naturais. O trecho, inclusive, é o mesmo em que duas pessoas morreram e veículos ficaram soterrados durante um deslizamento no fim de novembro.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376

A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a interdição é na altura de Guaratuba (PR). A polícia afirma que, nas últimas 24 horas, choveu um acumulado de 50mm na região. Além do Km 669, o Km 635,1, em São José dos Pinhais, e o Km 1,3 da BR-101, próximo ao pedágio de Garuva, também estão bloqueados.

A Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, monitora o local e a liberação da pista depende da diminuição do volume de chuvas e, portanto, até o momento, não há previsão para que o desbloqueio aconteça. A previsão inicial é de, no mínimo, 24 horas.

Continua depois da publicidade

A orientação é de que motoristas que seguem no sentido Sul retornem à praça de pedágio em São José dos Pinhas (km 635) e no posto da PRF em Tijucas do Sul (km 662). Já aos que seguem ao Norte, a orientação é usar os retornos próximos ao local das obras e na praça de pedágio de Garuva, na BR-101.

Essas medidas de prevenção, segundo a Arteris, seguem em vigor desde a reestruturação e liberação da passagem pelo local onde aconteceu o deslizamento registrado no dia 28 de novembro, quando caminhões e carros foram arrastados pela terra.

VÍDEO: Caminhoneiro salvo em deslizamento na BR-376 agradece bombeiros: “Eternamente grato”

Por causa do incidente, ficou constatado 14 pessoas envolvidas no deslizamento, com duas mortes confirmadas e seis pessoas resgatadas com vida. As outras seis pessoas conseguiram escapar dos veículos sem precisar de atendimento.

Leia também

Interdição da BR-376 expôs fragilidade de SC em infraestrutura

Prefeito escapa de deslizamento na BR-376: “Estamos vivos por livramento de Deus”

Sobrevivente de deslizamento na BR-376 grava vídeo em caminhão soterrado: “Tô vivo”