A volta para casa após um Carnaval quente e ensolarado na praia exige paciência e cautela por parte dos turistas. O movimento é intenso na maioria das rodovias catarinenses, principalmente as que levam ao Litoral. É o caso da BR-282, que liga o Oeste e a Serra à Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Historicamente o trecho mais movimentado é o de 200 quilômetros entre Lages e Palhoça, mas é no perímetro urbano da cidade serrana que a situação se complica. Na tarde desta terça-feira uma fila de aproximadamente dois quilômetros se formou entre o aeroporto e o cruzamento com a Avenida Luiz de Camões, onde há um semáforo. O trânsito não chegou a ficar totalmente parado, mas fluiu bem lentamente, já que o trecho é de faixa dupla com ultrapassagens proibidas.
O tráfego normal da BR-282 fica na média de dez mil veículos por dia. Durante toda a terça-feira a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 60% a 70%. Para esta quarta, principalmente no período da manhã, a previsão é de um acréscimo entre 40% e 50%. A partir da tarde o movimento diminui e a situação volta ao normal.
Continua depois da publicidade