Pela sexta vez nos últimos três meses, a BR-280 foi interditada na Serra de Corupá por causa de deslizamentos de terra. Com a forte chuva que caiu na região neste domingo (12) à tarde, houve uma nova queda de barreira na altura do Km 83. A interdição completa da rodovia foi confirmada pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O deslizamento ocorreu por volta das 16h e, segundo o coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Oswaldo Gonçalves, os trabalhos de limpeza da pista devem começar somente na manhã de segunda-feira (13).

Série de deslizamentos e interdições

Por conta dos estragos, que incluem deslizamentos de terra, quedas de aterro e rompimento de bueiros, a serra já foi totalmente interditada em pelo menos outras cinco oportunidades em três meses. Em de dezembro do ano passado, o órgão que administra a rodovia decretou situação de emergência em um trecho de 47 quilômetros da via. Os pontos são entre o km 64,2, em Jaraguá do Sul, e o km 111,5, em São Bento do Sul.

A partir desta declaração, o DNIT fez uma contratação em caráter emergencial para iniciar serviços imediatos como escavações, execução de aterros, regularização de pista, acostamento e talude, construção de galerias, implantação de desvios, limpeza de material sobre a pista, entre outros trabalhos.

Continua depois da publicidade

Leia também

BR-280 teve 18 ocorrências na Serra de Corupá por causa das chuvas em três meses

VÍDEO: Duplicação da BR-280 precisa de quase R$ 1 bilhão para ser concluída, aponta estudo