A partir desta sexta-feira (15), a Arteris Litoral Sul vai dar início a uma nova etapa das obras de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Pirabeirabinha (km 20,3) e Pirabeiraba (km 20,6) na pista sul da BR-101 em Joinville. Os trabalhos devem se concentrar na estrutura sobre a pista, com implantação de desvio de tráfego em ambos os sentidos – mantendo duas faixas para cada sentido, mas com velocidade máxima de 60 km/h.

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As obras de reforma e ampliação de pontes construídas antes da duplicação da BR-101 integram o contrato de concessão da Arteris Litoral Sul. Após o término dos trabalhos, previsto para setembro, as duas pontes reformadas passam a contar com acostamento – além do passeio para pedestres e ciclistas – já em uso. O investimento total da concessionária nas duas obras é de R$ 19 milhões.

A retomada das obras de construção civil foi autorizada em Santa Catarina no dia 1º de abril, conforme portaria 214. A concessionária toma todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, com afastamento de profissionais em grupo de risco, uso de máscaras – além de reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.

Os trabalhos serão realizados simultaneamente nas duas pontes e envolvem as atividades de remoção do pavimento, reforço estrutural com ampliação do tabuleiro em aproximadamente três metros, reconstrução da laje, recomposição do pavimento e da sinalização. As características da obra exigem a necessidade de desvio de tráfego no local.

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Desvio de tráfego

O desvio projetado para permitir a sequência das obras foi planejado mantendo duas faixas para cada sentido – minimizando a interferência sobre o trânsito – e será implantado em um trecho de 900 metros, entre o km 20,1 e o km 21.

O trânsito no sentido norte (sentido Curitiba) passa a operar pela faixa da direita e acostamento (convertido em faixa de rolamento). Já no sentido sul (sentido Porto Alegre), o fluxo da faixa da esquerda será desviado com sinalização para a pista oposta, enquanto que o fluxo da faixa da direita permanece liberado. A velocidade máxima permitida em ambos os sentidos neste local passa a ser de 60 km/h.

Os trabalhos para implantação do desvio já estão em andamento e devem ser concluídos até sexta-feira (15). Nesse segmento, pedestres e ciclistas devem se locomover exclusivamente pelo acostamento da pista sul – com uso das passarelas das pontes já liberadas para utilização e com opção de travessia pela passagem inferior do km 20,9.

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Acesso local restrito

Em virtude da implantação do desvio – o acesso em frente à empresa Krona Tubos e Conexões no km 21,2 da pista norte (sentido Curitiba) foi bloqueado – e deve permanecer dessa forma até setembro. A alternativa para acesso à empresa e comunidade local, no sentido norte, é utilizar o acesso da rodovia localizado no km 23,1, prosseguindo pelas ruas Bernardo Schneider, 15 de Outubro e Ricardo Piske.

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Para quem está na empresa ou comunidade e precisa acessar a rodovia a alternativa indicada para sentido Curitiba é o trânsito pelas ruas Ricardo Piske, 15 de Outubro e Estrada Três Barras até o acesso do km 19,8. No sentido Joinville, o motorista deve seguir pelas ruas Ricardo Piske e 15 de Outubro até o acesso do km 24,8 (Posto Rudnick). Equipes da concessionária estarão no local para orientação do tráfego.

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