A marginal Norte da BR-101 será bloqueada perto do trevo de Forquilinhas, em São José, a partir das 5h desta terça-feira. O bloqueio, que deve durar 15 dias, é necessário para a execução da sexta e última etapa de implantação da adutora de água potável da Casan na região do bairro Praia Comprida.
Continua depois da publicidade
Além da previsão de aumento no congestionamento, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a obra vai aumentar em três quilômetros o trajeto de quem se desloca da região Sul para o bairro Forquilinhas. Ao invés de trafegar pela marginal e entrar no bairro passando por baixo do viaduto, a intervenção fará com que esse acesso seja fechado e o condutor tenha que utilizar o viaduto do Roçado para acessar a marginal sentido Sul e aí sim entrar na rua Vereador Arthur Manoel Mariano.
– A orientação é que o motorista saia de casa bem mais cedo do que o horário habitual e não utilize a marginal, que estará bloqueada na altura da rua Luiz Fagundes, que dá acesso à Praia Comprida (via Hospital Regional). Sabemos que o local é crítico para intervenções, principalmente neste horário, mas os engenheiros da obra nos disseram que esse trabalho não pode ser feito à noite – diz o inspetor-chefe da Comunicação Social da PRF, Adriano Fiamoncini.
Para quem sair do bairro Forquilhinhas, o trânsito continuará igual para chegar à Beira-Mar de São José. Para os moradores do bairro Praia Comprida, o sentido de mão única da Rua Felipe Domingues Petry será mantido, para acessar a marginal da BR-101.
Outra alternativa de acesso ao bairro Forquilhinhas, será seguir pela Rua João Amaral Rios que tem acesso à Rua José Lino Kretzer, chegando até a Rua Getúlio Vargas. Após passar a Rua Frederico Alfonso, na Ponta de Baixo, os motoristas podem seguir à direita pela Rua Benjamin Gerlach chegando à Rua Senador Carlos Gomes de Oliveira.
Continua depois da publicidade
A última das seis etapas de obras de saneamento, que acontecerá na Rua Luiz Fagundes e na marginal da BR-101, tem previsão para conclusão no dia 20 de dezembro. A adutora de 1.200 vai aumentar a oferta de água tratada para os bairros Serraria, Barreiros e Areias, de São José, e ampliar o abastecimento da área continental de Florianópolis. Seu traçado se estende da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão até a entrada de Florianópolis, numa extensão de 15,6 quilômetros.