Junto com o sol escaldante e a sensação de calor acima dos 40 ºC em boa parte do Estado, o trânsito foi mais um teste de resistência na sexta-feira para os turistas que vêm ao Litoral Norte. Quem pegou a estrada de manhã cedo ainda conseguiu escapar dos congestionamentos, mas a partir da tarde o fluxo intenso e a lentidão não deram trégua no sentido sul da BR-101. A estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) era de que o cenário continuasse assim até o fim da noite de sexta, com alívio na madrugada e novo aumento no tráfego na manhã deste sábado. As primeiras horas do domingo e da segunda-feira também devem ser de grande movimento em direção às praias.

Continua depois da publicidade

Todo o trecho da 101 na região teve trânsito lento na sexta, com a situação mais complicada nos acessos a Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú, além do trevo com a BR-470 em Navegantes. Segundo a PRF a velocidade média na rodovia variou entre 30 e 40 km/h e a lentidão ocorreu na maior parte do tempo. As filas foram apenas pontuais. Entre Barra Velha e a entrada de Balneário Piçarras, por exemplo, o congestionamento chegava a 12 quilômetros por volta de 18h30min de sexta.

Pequenas colisões apenas com danos materiais ajudaram a atrapalhar o trânsito, mas até o fechamento desta edição não houve nenhum acidente grave no Litoral Norte. De qualquer forma as orientações aos motoristas são aquelas de sempre para quando se faz uma viagem: atenção ao volante, manter distância do veículo da frente e tomar muito cuidado nas ultrapassagens.

Se por terra o tráfego foi lento, o deslocamento pelo ar foi mais tranquilo. O Aeroporto Internacional de Navegantes operou normalmente nesta sexta, sem nenhum atraso ou cancelamento dos voos previstos até a noite. Isso já era esperado pela administração do terminal uma vez que nesta época do ano os picos de movimento se concentram antes do Natal. Depois do dia 25 de dezembro e antes e depois do Réveillon o fluxo é bem distribuído ao longo dos dias.

Continua depois da publicidade

Reforço

O retorno para casa deve começar logo no dia 2 de janeiro, mas o trânsito mais pesado deve ficar para o fim de semana, principalmente no domingo. Para atender a demanda, que vem aumentando significativamente desde a véspera de Natal, a PRF trabalha com equipes reforçadas ou realocadas nas unidades de Barra Velha, Itajaí e Itapema.