A BR-101 tem uma interdição parcial no KM 233 em Santa Catarina, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, desde o fim da tarde deste domingo (18) e sem previsão de liberação. O lado com rumo a Porto Alegre está isolado, e o fluxo nos dois sentidos divide as faixas que levam a Curitiba. Por conta do trânsito em pista simples, por volta das 17h, havia filas de oito e 21 quilômetros nas direções Norte e Sul no trecho, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Florianópolis tem em dois dias a chuva esperada para quase todo o mês
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Arteris Litoral Sul, concessionária que cuida do trecho, informou que a interdição é preventiva por conta do alto volume de chuva. No sábado (17), a empresa já havia anunciado que aplicaria um desvio para realizar obras de contenção de encosta no mesmo trecho, onde houve deslizamentos de terra recentes.
⚠Atenção!⚠
Devido ao alto volume de chuva no km 233 – Morro dos Cavalos, Palhoça – nas últimas 24h, a pista sentido Porto Alegre será interditada.
🚙Fluxo seguirá em pista simples no sentido Curitiba.— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) December 18, 2022Continua depois da publicidade
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também monitora a situação, diz que o risco de um novo deslizamento no local não foi descartado até aqui pela equipe técnica da concessionária.
No Morro dos Cavalos (Palhoça), tráfego nos dois sentidos da BR-101 ocorre na pista Norte. Há lentidão e filas, sobretudo no sentido Porto Alegre, com 11 km de congestionamento. Pista será liberada quando os técnicos da @Arteris_ALS definirem que não há risco à circulação.
— PRF SC (@PRF191SC) December 19, 2022
No início deste mês, o trecho que corta o Morro dos Cavalos chegou a ficar totalmente bloqueado durante 30 horas devido a uma queda de barreira. Naquela mesma ocasião, uma ocorrência parecida na BR-376, já no Paraná, mas também sob concessão à Arteris, deixou dois mortos.
Leia mais
SC-401, em Florianópolis, tem alagamento e interdição após carro derrubar poste
Balneário Camboriú entra em estado de atenção por causa da chuva e registra alagamentos
KM por KM: reportagem viaja 2.339 quilômetros para mostrar condições das rodovias de SC