Dois rebanhos de gado em propriedades rurais no município de Porto Belo foram apreendidos pela Polícia Civil nesta terça-feira (14), na operação “Salvação do Rebanho”. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado localizada na cidade de Tijucas – onde a equipe confiscou duas armas de fogo -, e dois nas propriedades rurais dele em Porto Belo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os animais apreendidos estão sendo avaliados pelo médico veterinário para a análise da situação de maus-tratos. Também foram localizadas aproximadamente 13 ossadas de animais mortos que foram abandonados no pasto.

A investigação se iniciou após denúncias de que o proprietário estava deixando os bovinos em situação de desnutrição, com ferimentos infestados por larvas e moscas, e carrapatos. A situação estaria acontecendo há anos.

Devido à peculiaridade do caso, a Polícia requisitou que parte da propriedade do investigado permanecesse sob a responsabilidade dos órgãos ambientais para o tratamento dos animais naquele local, e que as despesas com o tratamento, alimentação e suplementação ficassem a cargo do proprietário. 

Continua depois da publicidade

A operação envolveu a Delegacia de Polícia de Porto Belo, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (CIDASC) e Grupo de Operações e Resgate (GOR). Participaram também da operação servidores da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Obras e representantes do projeto Cadeia para Maus-Tratos de SC, totalizando 35 pessoas envolvidas.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Filhote de toninha encalhado é resgatado na Praia da Joaquina em Florianópolis

Homem confessa ter matado cachorro de cunhado no Sul de SC

Grande Florianópolis registra mais de 1,2 mil denúncias de maus-tratos a animais