A Bolsa de Valores de São Paulo segue a tendência negativa que atinge os mercados internacionais e opera em queda nesta terça-feira. Por volta das 13h23min, o principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa, caía 2,04%, aos 34.989 pontos. Logo nos primeiros minutos de negócios, às 11h11min, o índice chegou a cair 2,64%.
Continua depois da publicidade
Na agenda do dia, destaque para o Índice de Preços ao Produtor (PPI) divulgados pela manhã, que caiu 2,8% em outubro . Um mês antes, o recuo foi de 0,4%.
Outro destaque é para o pronunciamento do secretário do Tesouro, Henry Paulson, e do presidente do Federal Reserve (Fed) banco central norte-americano, Ben Bernanke, que falam ao Comitê de Serviços Financeiros dos EUA.
Em entrevista ao Wall Street Journal (WSJ) ontem, Paulson disse que o Tesouro não deve pedir permissão ao Congresso para utilizar a segunda metade dos US$ 700 bilhões do programa de resgate ao setor financeiro (Troubled Asset Relief Program – TARP).
No âmbito corporativo, atenção para as ações da Yahoo!, que sinalizam alta depois que o presidente-executivo da companhia, Jerry Yang, falou que deixará o cargo. Yang é co-fundador da empresa e diz que atuará até a nomeação de um novo executivo.
Continua depois da publicidade
No Brasil, os investidores receberam dados sobre inflação durante a manhã, com a divulgação de índices da Fipe , referente a São Paulo, e da FGV, que mostrou recuo da inflação em três capitais. Na Europa, o dia também é de perdas. Na Ásia, a terça-feira acabou de forma bastante negativa, principalmente na China, onde Hong Kong e Xangai caíram 4,54% e 6,31%, respectivamente.
No pregão de ontem, a Bovespa seguiu lado a lado a instabilidade em Wall Street. Depois de perdas e ganhos, o índice encerrou com leve baixa de 0,20%, aos 35.717 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 3,88 bilhões.
As informações são do site G1
Entenda a crise: