Após passar o dia em queda, a Bovespa fechou em alta de 1,32% nesta terça-feira, aos 37.261 pontos. Durante o pregão, o índice Ibovespa – o principal indicador da bolsa paulista – registrou queda de mais de 3%, com os investidores reagindo negativamente aos resultados corporativos de empresas norte-americanas, como a General Motors e a AIG, segundo o site G1.

Continua depois da publicidade

As cotações do mercado financeiro se reverteram após o anúncio de um plano de ajuda a mutuários em dificuldades nos Estados Unidos. Naquele país, no entanto, o mercado não registrou uma reação semelhante e se manteve no vermelho. Por volta das 18h10min (de Brasília), o índice Dow Jones – principal referência da Bolsa de Nova York – mostrava queda de 1,56%.

Pela manhã, o pregão na BM&F/Bovespa foi aberto pelo brasileiro bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos.

Dólar fecha em alta

O dólar comercial fechou em alta de 1,51% nesta terça-feira, cotado a R$ 2,225 no mercado interbancário de câmbio. No mês, a alta da moeda americana é de 3,01%. No ano, a variação chega a 25,35%. A cotação da moeda foi influenciada pelo clima pessimista dos mercados financeiros mundiais. A preocupação com os efeitos da crise no desempenho de grandes empresas como a montadora GM e a seguradora AIG levou a maioria das bolsas internacionais a registrarem perdas.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise