A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registra sua segunda alta consecutiva nesta quarta-feira, à espera do anúncio dos rumos nas taxas de juros no Brasil e nos EUA. Por volta das 11h10min, o Ibovespa – principal indicador do mercado brasileiro – apontava valorização de 2,90%, aos 34.354 pontos.

Continua depois da publicidade

O principal fator que influencia os mercados é a expectativa com o anúncio das novas taxas de juros, tanto nos EUA quanto no Brasil , que será realizado na tarde desta quarta. Atualmente, a taxa brasileira de juros está em 13,75% ao ano, enquanto a americana situa-se em 1,5%.

No EUA, a maioria dos analistas espera que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central do país) reduza sua taxa de juros para combater o crescente temor de recessão no país.

Já no Brasil, os analistas estão divididos sobre a postura que será adotada pelo Banco Central (BC) na reunião. Alguns apostam na elevação da Selic – taxa de referência de juros no Brasil -, e outros na queda. Há ainda um terceiro grupo que aposta na manutenção dos índices.

Outros países já se adiantaram. O BC da China cortou sua taxa básica de juro e a taxa incidente sobre depósitos em 0,27 ponto percentual, o terceiro corte promovido pela autoridade monetária chinesa em seis semanas. Além disso, existe a expectativa de que também o Japão pode reduzir as taxas de juros em 0,25 ponto percentual.

Continua depois da publicidade

As informações são do site G1

Entenda a crise