A Bovespa operava nesta manhã em baixa, de 0,56%, aos 39.624 pontos, às 11h59min. Nos Estados Unidos, a Dow Jones registrava alta de 0,21% e a Nasdaq, de 0,48%, às 11h48min, após um dia de perdas em função do cenário sobre o mercado imobiliário americano e das preocupações sobre o enfraquecimento da economia global.

Continua depois da publicidade

> Confira os Indicadores Financeiros

> Acompanhe o pregão online

O Departamento de Comércio americano anunciou hoje que o início de construção de casas nos Estados Unidos caiu 16,8% em janeiro, por causa da queda da atividade em todo o país.

Os investidores esperam pelo anúncio de Barack Obama sobre o plano que ajudará a estabilizar o mercado imobiliário e deve ajudar os devedores de hipotecas. O plano de Obama vem um dia após a assinatura do pacote econômico de US$787 bilhões.

Continua depois da publicidade

As montadoras, grande fonte de incerteza no pregão de ontem, permanecem no foco, depois que General Motors e Chrysler entregaram seus planos de reestruturação ao governo dos EUA.

Na Europa, não havia uma tendência entre as principais bolsas às 11h46min. A Bolsa de Londres operava com queda de 0,52%, a de Frankfurt, com retrocesso de 0,05%. No mesmo horário, a Bolsa de Paris registrava alta de 0,39%.

Na terça-feira, o pessimismo que tomou conta dos principais mercados financeiros do mundo contaminou a Bolsa de Valores de São Paulo. O índice Ibovespa – referência para o mercado brasileiro – apontou baixa de 4,77%, aos 39.846 pontos. Com informações do G1.