As principais bolsas internacionais registraram baixa nesta segunda-feira e a Bovespa não foi exceção. A Bolsa de São Paulo fechou em queda de 2,99%. Nos Estados Unidos, a Dow Jones teve baixa de 3,27%, e a Nasdaq, de 2,81%. Os investidores estavam especialmente atentos à situação das montadoras GM e Chrysler. A Casa Branca rejeitou hoje os planos de recuperação da General Motors (GM) e da Chrysler e sugeriu que uma falência planejada das duas empresas possa ser a melhora saída.

Continua depois da publicidade

No âmbito interno, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou novas medidas de estímulo à economia, que incluem a prorrogação de redução do IPI para compra de carros novos e isenção do imposto para a compra de revestimentos, tintas e cimento.

As bolsas europeias não escaparam do mau humor nos mercados. A Bolsa de Frankfurt, a Bolsa de Paris e a Bolsa de Londres tiveram baixas de 5,10%, de 4,27% e de 3,49%, respectivamente.

A cotação do dólar foi fortemente influenciada pela baixa nas bolsas. O dólar comercial fechou em alta de 1,70% nesta segunda-feira, cotado a R$ 2,3300 (compra) e R$ 2,3320 (venda). Com informações do G1.

Continua depois da publicidade