A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta sexta-feira, após um pregão volátil onde as cotações oscilaram acompanhando os movimentos de Wall Street. Ao final do dia, a bolsa teve baixa de 0,56%, aos 35.789 pontos, com giro financeiro de R$ 3 bilhões, e 247.783 negócios realizados. No acumulado da semana, a Bovespa teve perdas de 2,39%.
Continua depois da publicidade
> Confira os indicadores financeiros
Durante o dia, a Bovespa mostrou volatilidade. Durante a manhã, os indicadores chagaram a apontar alta de mais de 1%. Com os indicadores negativos vindos de Nova York, a bolsa recuou mais de 2% e depois, já próxima do fim do pregão, reduziu as perdas.
Nos EUA, os mercados acentuam sua sinalização de baixa, com a divulgação de indicadores negativos. Às 18h30min de Brasília, o índice Dow Jones – principal referência da Bolsa de Nova York – mostrava queda de 0,60%, e o Nasdaq, queda de 2,13%.
Reflexo no mercado
Continua depois da publicidade
Durante o dia, os agentes acompanharam a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos. O Departamento do Comércio informou nesta sexta que as vendas no varejo caíram 2,8% em outubro. É o quarto mês seguido de desaceleração das vendas no comércio e foi a maior queda mensal desde que os números começaram a ser recolhidos, em 1992.
O mercado também repercute o discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, nesta sexta, em Frankurt. Ele disse que as “ações de política monetária não resolveram as tensões nos mercados financeiros, incluídos os mercados interbancário de fundos”.
Há ainda a expectativa pela reunião do G-20, que acontece neste final de semana. Espera-se que alguma medida ou ação coordenada possa surgir do encontro para conter o desaquecimento da economia mundial.
Panorama positivo
Na Europa, os índices refletem, nesta sexta, os ganhos da quinta-feira nos mercados norte-americanos. A bolsa de Londres fechou nesta sexta-feira com ganhos de 1,53%, aos 4.232,97 pontos, a de Frankfurt de 1,31%, aos 4.710,24 pontos, e a de Paris de 0,67%, aos 3.291,47 pontos. As informações são do site G1.
Continua depois da publicidade
Entenda a crise