A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta pelo segundo pregão seguido nesta quinta-feira, animada pelo mercado externo e também pelas medidas do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deram força para as ações dos pequenos e médios bancos nacionais no período da tarde. A alta da Bovespa foi de 1,89%.

Continua depois da publicidade

Entre as empresas que se recuperaram no dia esteve a Embraer, que recentemente anunciou redução de pedidos e demitiu 4,2 mil funcionários em fevereiro. Nesta sexta-feira, a empresa faz coletiva para comentar os resultados de 2008.

A medida de ajuda aos bancos anunciada nesta quinta-feira pelo governo federal animou os papéis de bancos de pequeno e médio porte na Bovespa. O programa autorizou o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), instituição privada financiada pelos próprios bancos que hoje já garante até R$ 60 mil por correntista no caso de quebra, a dar garantias adicionais a CDBs emitidos pelas instituições.

Empresas ligadas ao setor de matérias-primas também tiveram um dia positivo. Entre elas estão Usiminas, Gerdau e Vale do Rio Doce. As bolsas americanas também registraram ganhos. A Dow Jones teve alta de 2,25%, e a Nasdaq, de 3,80%. Com informações do G1.

Continua depois da publicidade