A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acompanhou a alta dos mercados europeus nesta quarta-feira e fechou com ganhos de 3,95%, superando a marca dos 40 mil pontos – registrou 40.227 pontos, o maior nível em três semanas.

Continua depois da publicidade

A ideia americana de criar banco para títulos podres animou mercados. O Ibovespa – principal índice da Bolsa – oscilou hoje entre 38.704 e 40.438 pontos. O giro financeiro foi de cerca de R$ 4,81 bilhões, com 323.692 com negócios.

Liderando as maiores altas do indicador, fecharam as ações preferenciais ordinárias da Gafisa (13,52%), da Cyrela Realt (10,79%) e da Cosan (9,80%). Já entre as maiores baixas, fecharam os papéis ordinários da Natura (4,30%), da Perdigão (3,27%) e da Embraer (2,31%).

Em Wall Street, os índices indicavam forte valorização, com destaque para o setor financeiro, depois de reportagens indicando que o presidente Barack Obama está próximo de fechar um plano que visa retirar ativos ilíquidos e podres da carteira dos bancos.

Na Europa, as bolsas também fecharam em alta graças aos papéis de bancos, fortemente ajudados pelo rumor da criação do banco nos EUA. Os índices de Frankfurt e Paris subiram mais de 4% nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O dólar comercial registrou queda de 2,36% no fechamento desta quarta-feira, cotado a R$ 2,2750, na cotação mínima registrada no pregão. Com informações do site G1 e da EFE.

> Confira os indicadores financeiros

> Acompanhe o pregão online