A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou com redução de 0,83%, a 37.968 pontos, nesta terça-feira, interrompendo sua seqüência de altas. O Ibovespa – principal índice da Bolsa – variou hoje entre 37.652 e 38.863 pontos.

Continua depois da publicidade

O volume negociado foi de R$ 4,33 bilhões e quantidade de negócios alcançou um total de 303.899. O Ibovespa fechou com 22 papéis em alta, 42 em baixa e dois estáveis.

> Confira os indicadores financeiros

As principais altas foram registradas pelas ações preferenciais da Votorantim Celulose e Papel (11,39%), pelas ordinárias da BM&FBovespa (4,58%), e pelas preferenciais da Duratex (3,77%). Já as maiores baixas ficaram com preferenciais da Companhia Brasileira de Distribuição, da rede Pão de Açúcar (8,18%), as preferenciais da Gol (7,30%), e as unitárias da ALL América Latina Logística (6,66%).

A bolsa teve um ajuste hoje depois da forte alta de ontem – de 8,3%. O mercado americano registra baixa nesta terça-feira, enquanto as bolsas européias, que fecharam mais cedo, registraram altas discretas, em comparação com os dados de segunda.

Continua depois da publicidade

Os investidores estão de olho na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que começa nesta terça-feira e termina amanhã. A expectativa dos analistas do mercado é de que o colegiado mantenha a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. A projeção foi detectada em pesquisa do BC, que toda semana ouve analistas sobre os principais indicadores da economia.

Entenda a crise