A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) registra uma forte queda nesta quarta-feira, seguindo a onda negativa mundial com o aumento da possibilidade de recessão nas economias européias. Por volta das 11h30, o indicador Ibovespa – principal referência para o mercado brasileiro – apontava baixa de 4,96%, aos 37.105 pontos.
Continua depois da publicidade
Um dos motivos do cenário pessimista é a admissão do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, de que o Reino Unido não escapará da recessão .
– Depois de ter adotado ações no sistema bancário, agora devemos adotar ações para enfrentar a recessão financeira mundial, que provavelmente provocará uma recessão na Grã-Bretanha – afirmou o líder inglês..
Novos resultados negativos de empresas também colocam pressão nos índices e fazem os futuros da Bolsa de Nova York apontarem para baixo. O banco Wachovia anunciou prejuízo recorde de US$ 23,9 bilhões nesta quarta. A fabricante de aeronaves Boeing também teve recuo de 38% em seus resultados.
Das 49 companhias americanas que anunciaram previsões de resultados entre segunda-feira à noite e terça-feira, 45% foram negativos, 30% de acordo com as expectativas, 21% moderados e apenas 3% positivos.
Continua depois da publicidade
As informações são do site G1
Entenda a crise