A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta nesta segunda-feira, reproduzindo o clima de recuperação dos mercados internacionais em comemoração ao plano coordenado de combate à crise definido no fim de semana por mais de uma dezena de governos europeus. Às 10h27min (Brasília), o índice Bovespa subia 8,75%, a 38.725 pontos, na máxima do dia até o momento.
Continua depois da publicidade
Os investidores reagem bem a uma série de medidas anunciadas em vários países para tentar conter a sangria dos mercados financeiros. No domingo, países da zona do euro se comprometeram a ajudar bancos . Já nesta segunda, a Grã-Bretanha anunciou a injeção de US$ 63 bilhões em três instituições.
Na Alemanha, o plano deve alcançar 470 bilhões de euros . Medidas similares foram anunciadas durante o final de semana por Portugal, Noruega e Emirados Árabes. Ação coordenada dos BCs também promete injetar bilhões de dólares no mercado.
No Brasil, o BC informou nesta segunda que vai injetar mais R$ 100 bilhões no mercado , por meio de um programa de liberação de todos os depósitos compulsórios sobre depósitos a prazo, cuja alíquota é de 45%, sobre depósitos interfinanceiros (leasing) e sobre a alíquota adicional de 5% de depósitos à vista e a prazo.
Gráfico: entenda a crise financeira
Continua depois da publicidade