Os usuários das redes sociais têm reclamado de bots (robôs) associados ao Jogo do Tigrinho, invadindo o Instagram e WhatsApp. As pessoas relataram estarem sendo seguidas e colocadas repentinamente em grupos por estes perfis voltados à divulgação do jogo, que é considerado ilegal no Brasil.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Os perfis bots costumam ter nomes de usuário complexos, com letras, números e símbolos, além de fotos de perfil com o desenho do tigre, símbolo do jogo. Estas contas geralmente seguem milhares de pessoas e têm poucos seguidores.
No caso do Instagram, logo na biografia, o perfil garante pagamentos rápidos e bônus em dinheiro para novos jogadores. No WhatsApp, os grupos possuem centenas de pessoas, e os perfis enviam mensagens com as mesmas promessas.
Quem é influenciadora suspeita de enganar seguidores através do “Jogo do Tigrinho”
Continua depois da publicidade
As pessoas se sentem invadidas pelo recebimento massivo de notificações destes perfis, além de estarem vulneráveis à clicarem em links maliciosos que podem levar ao vazamento de informações pessoais, ou vírus.
Veja abaixo alguns relatos das invasões do Jogo do Tigrinho
Como se proteger
A Meta, dona do Instagram e WhatsApp, afirmou que trabalha para limitar o spam em suas plataformas e que proíbe conteúdos que possam enganar usuários. A empresa também recomendou denunciar perfis que possam violar suas políticas. Veja como denunciar os perfis e grupos do Jogo do Tigrinho no Instagram e WhatsApp:
- Acesse o post ou perfil que você deseja reportar;
- Toque nos três pontinhos no canto superior direito;
- Depois, toque no botão “Denunciar”;
- Escolha a opção que mais tem a ver com o conteúdo. No caso do Jogo do Tigrinho, pode ser: “Spam”, “Venda de mercadorias regulamentadas ou ilegais”, ou “Golpes ou fraude”;
- A rede social pode pedir mais informações da denúncia. Escreva o que achar pertinente para finalizar e clique em “Enviar”.
Continua depois da publicidade
- No aplicativo, abra a conversa com o contato ou grupo que deve ser denunciado;
- No Android, vá ao canto direito da tela e toque nos três pontinhos. Depois, em “Mais” e “Denunciar”;
- No iPhone (iOS), toque no nome do contato/grupo e, depois, “Denunciar (nome do contato/grupo)”.
- Em ambos os casos, o WhatsApp perguntará se você quer denunciar este grupo (ou o nome do contato). E aparece um aviso dizendo que as últimas cinco mensagens enviadas pelo contato ou grupos serão encaminhadas para a empresa e que ninguém no grupo será notificado.
- Por fim, clique em “Denunciar e bloquear”.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Objeto misterioso aparece em montanha e vira caso de polícia nos EUA
Vídeo flagra drone lavando fachada de prédio na Grande Florianópolis: “o futuro chegou”