Um filhote recém-nascido de boto-pescador foi encontrado morto no sábado (9) nos molhes de Laguna, no Sul de SC. O animal que estava encalhado na Praia da Tesoura foi recolhido pela unidade da UDESC do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos (PMP-BS).

Continua depois da publicidade

> Dois filhotes de cervo-dama nascem no zoológico de Balneário Camboriú; veja fotos

Segundo a médica veterinária, Gabriela Cristini de Souza, a equipe constatou que o filhote recém-nascido devia ter aproximadamente uma semana de vida, pois o animal ainda “tinha o cordão umbilical não cicatrizado, dobras fetais evidentes, cicatrizes dos pelos vestigiais e os dentes não tinham entrado em erupção ainda”.

O animal, que apresentava marcas e fraturas no corpo, foi recolhido e encaminhado à Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da UDESC, onde será feita a necropsia para determinar a causa da morte.

Espécie comum em Laguna 

O boto-pescador é um golfinho da espécie Tursiops truncatus gephyreus. O animal é protegido por lei e é uma espécie comum em Laguna, onde ajuda na pesca artesanal ao lado dos humanos na praia.

Continua depois da publicidade

> Baleia-jubarte morre após encalhar em São Francisco do Sul

Qualquer pessoa que encontrar um animal marinho vivo ou morto no Litoral de SC pode acionar o projeto de monitoramento através do telefone 0800 642 3341. O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ).

Leia também

Homem agride namorada e morre esfaqueado em Brusque

Anderson: Festas com aglomeração do verão são alerta para o Carnaval 2021 de Santa Catarina

Dagmara Spautz: Santa Catarina passou de exemplo para vergonha nacional no combate ao coronavírus