Um boto-nariz-de-garrafa foi encontrado morto na praia do Mar Grosso neste sábado, dia 25, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Ainda não há informações da causa da morte do animal.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) da Udesc, o boto foi encontrado durante uma vistoria de rotina pela região. O animal, que estava em avançado estado de decomposição, era uma fêmea juvenil, com cerca de 1 metro e 77 centímetros, e pesava 55 quilos.
De acordo com a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, o boto apresentava lesões pelo corpo. A suspeita é de que ele tenha sido atacado por um tubarão após a morte.
Depois do resgate, amostras de pele, músculo e gordura foram coletadas do animal para análise genética. Isto porque, segundo o PMP-BS, não há como afirmar de que ele é da espécie boto-pescador, que habita os molhes de Laguna.
Continua depois da publicidade
O que fazer ao encontrar um animal marinho
O PMP-BS é um projeto conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias. O projeto é executado numa área que vai desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no Rio de Janeiro.
Caso você encontre um animal, vivo ou morto, nas praias de Santa Catarina, a recomendação é de que você entre em contato com o PMP-BS, pelo telefone 0800 642 3341.
Leia também:
Baleia-jubarte: canto, saltos e hábitos das espoletas que vieram para SC
Por que tantas baleias-jubarte apareceram em SC neste ano
Carro fica destruído ao bater em poste e motorista tem apenas arranhões em SC