Moradores da praia do Mar Grosso, em Laguna, encontraram na manhã desta quinta-feira o cadáver de um boto na faixa de areia próximo aos molhes. O animal media cerca de 3,40 metros e foi encaminhado para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. Os profissionais da área de veterinária, biologia e engenharia de pesca irão analisar o animal para determinar a causa da morte.

Continua depois da publicidade

Por volta das 9h da manhã, moradores entraram em contato com a Policia Militar Ambiental de Laguna para relatar o ocorrido. Uma guarnição foi até a praia e constatou a morte do animal. Peso e medida foram estimados no local, mas deverão ser confirmados pela equipe da Udesc.

Pelas redes sociais, moradores da cidade demonstraram indignação com o ocorrido. Alguns dos comentários dizem que o animal pode ter se enrolado em redes de pesca, sofrido algum ferimento ou ainda ter morrido pela poluição da água. O laudo deve sair em breve e apontará as causas da morte.

— Estamos trabalhando na análise do boto seguindo o nosso protocolo. Com as informações concretas é que poderemos comentar o que ocorreu de fato. Esse animal é uma espécie emblemática na região, e o caso precisa ser avaliado com cautela — explica o gerente operacional do projeto da Udesc, Felipe Steiner.

Leia mais notícias sobre Laguna

Continua depois da publicidade