Por mais que os usuários clamem, o Facebook não tem um botão de “não curtir”. As solicitações que circulam pela rede social nos últimos dias com o nome “Enable the dislike button” são, na verdade, uma isca para instalar vírus no computador de quem aceitar. A máquina fica vulnerável a ataques e as informações básicas do usuários se tornam visíveis para os hacker que criaram e disseminaram o aplicativo malicioso.
Continua depois da publicidade
De acordo com o especialista em segurança da informação Leonardo Fagundes, há uma unanimidade entre os profissionais da área sobre os riscos das redes sociais.
– Esse tipo de site tem muito potencial para propagar arquivos maliciosos. As pessoas usam as redes sociais sem pensar nos riscos – alerta Fagundes.
Há, inclusive, empresas que estão criando softwares de proteção especificamente para as redes sociais. O Bradesco é uma delas. O banco está desenvolvendo um portal pensado para usuários de facebook e, para isso, criou sistemas de segurança específicos.
O estudante universitário Carlos Eduardo Lando, de São José do Herval, foi vítima do golpe e conta que foi surpreendido.
Continua depois da publicidade
– Achei a ideia boa. Tinha tantos amigos aceitando que entrei na onda. Agora meu computador está com problemas e vou ter que formatá-lo – relata o estudante.
Em 2010, os usuários do facebook foram alvo de uma armadilha semelhante. Por meio de notificação, as pessoas eram convidadas a ter a opção de ”não curtir” os comentários e compartilhamentos dos amigos. Assim como agora, quem aceitasse tornava o computador vulnerável.
Confira algumas dicas para se proteger deste tipo de ataque:
– Sempre tenha um bom antivírus instalado e atualizado.
– Ative o dispositivo de segurança “Firewall”.
– Não aceite arquivos ou aplicativos suspeitos.
– Preste atenção aos dados que compartilha nas redes sociais.