O Botafogo não deixou o líder Cruzeiro escapar após a vitória sobre o Atlético-PR de sábado. Neste domingo, o time carioca foi à Vila Belmiro e venceu o Santos, por 2 a 1, em jogo da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe de General Severiano contou com dois gols de Elias para despachar a equipe do técnico Claudinei Oliveira, que descontou com Cícero, em um belo gol de fora da área.
Continua depois da publicidade
Com o resultado, o Bota chegou aos 42 pontos e segue a quatro da Raposa, ponteira com 46. O Santos, por sua vez, perdeu uma boa oportunidade de diminuir a distância para o G4. Estacionado nos 28 pontos, o Peixe está na nona colocação, com um jogo menos que os rivais – o Alvinegro tem jogo atrasado a realizar com o Náutico. Além disto, encerra a sequência invicta do Santos em casa, que durou mais de um ano. O time não perdia atuando na Vila Belmiro há 29 partidas. O Bota, por sua vez, chegou à quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.
Os dois times agora voltam a campo já nesta quarta-feira pelo Brasileirão. O Peixe vai até Porto Alegre (RS) para enfrentar o Grêmio, outro postulante ao título, enquanto o Botafogo fará o duelo entre os líderes com o Cruzeiro, no Mineirão. A primeira partida será às 19h30, enquanto a segunda acontece às 21h50.
O JOGO
O técnico Claudinei Oliveira não pôde contar com as voltas de Montillo e Arouca, que estavam lesionados – apenas o volante foi relacionado, ficando no banco de reservas. Com isto, o Peixe contou com o jovem atacante Gabriel, enquanto Renato Abreu foi a opção no meio-campo. E o primeiro susto para os donos da casa aconteceu aos cinco minutos de jogo. Elias, de fora da área, chutou de longa distância e Aranha, sem jeito, fez a defesa.
Continua depois da publicidade
Depois disto, o time da Vila Belmiro se acertou e passou a incomodar o vice-líder do Brasileirão. Aos sete, Renato Abreu chegou à linha de fundo e cruzou na primeira trave para Leandrinho. O volante desviou de cabeça e obrigou Jefferson a fazer sua primeira boa defesa no jogo.
A pressão santista teve sequência e Cicinho chegou bem pela direita, e cruzou fechado para a pequena área. Thiago Ribeiro deslizou para tentar chegar na bola, mas passou. Alison, de longa distância, ainda soltou uma bomba que passou por cima do gol botafoguense. E tudo isto com apenas 12 minutos de partida em Santos (SP).
O bom momento dos mandantes fez com que Cicinho mais uma vez aparecesse no ataque. Novo crzamento buscando Thiago, mas o atacante santista perdeu outra chance. Depois de 20 minutos, contudo, o ímpeto santista diminuiu e o Bota começou a também se aproximar da meta alvinegra.
Seedorf e Renato mostraram lampejos e entrosamento na armação do time carioca. Aos 38, porém, o holandês buscou outra opção além do volante para fazer o Botafogo chegar à área. E a tentativa funcionou bem. O camisa 10 lançou para Júlio César, que chegou à linha de fundo e cruzou para a segunda trave. Rafael Marques desviou em cima de Aranha. No rebote, Elias praticamente em cima da linha do gol empurrou para as redes e fez o primeiro para o Botafogo.
Continua depois da publicidade
Na volta do intervalo, nenhum dos técnicos decidiu mexer. Depois de um início morno, o Peixe criou perigo aos dez, quando Gabriel recebeu lançamento e ficou de frente para Jefferson, mas não conseguiu o chute. O clube, em seguida, foi castigado por Elias. Após belo lançamento de Renato, Hyuri chegou na linha de fundo pelo lado direito e cruzou na cabeça de Elias. O atacante testou firme e fez 2 a 0 para o Botafogo.
Sem grandes oportunidades para entrar na área, o Peixe contou com um lindo tiro de fora da área para voltar ao jogo. Depois da jogada de Cicinho, o lateral rolou para Cícero, aos 21, e o meio-campista pegou firme de longa distância. A bola foi no canto esquerdo alto de Jefferson, que nada pode fazer: 2 a 1.
O lance gerou certa animação nos santistas, que foram para o ataque – Claudinei ainda colocou Arouca e Everton Costa no jogo, enquanto Octávio assumiu a vaga de Hyuri no Bota. A situação santista, porém, por pouco não se complicou. Edilson, em cobrança de falta para o Botafogo, acertou o travessão, enquanto pouco depois Rafael Marques perdeu boa chance após passe de Seedorf.
A busca pelo empate santista não gerava grande perigo ao gol botafoguense, e o time de Oswaldo de Oliveira conseguia se aproveitar também dos espaços deixados na defesa pelo Peixe. Gegê, pouco depois de entrar, chutou de fora da área e a bola saiu próxima à trave esquerda de Aranha. Próximo dos acréscimos, o treinador carioca tirou Seedorf para colocar André Bahia e assegurar o resultado. O objetivo foi alcançado: nova vitória do Glorioso para manter o time luta pelo título.
Continua depois da publicidade